Especialidades
Obstetrícia
A obstetrícia é a área que cuida da mulher e do bebê durante a gestação, parto e pós-parto (puerpério). Seja em um pré-natal fisiológico, ou nas gestações com patologias. Durante o acompanhamento pré-natal, a mulher vai sendo alimentada de informações relacionadas a própria gestação e parto, além de solicitações de exames e orientações diversas. Este preparo faz total diferença nos desafios que envolvem este período de muita alegria e dúvidas, além de preparar para o pós-parto, quando a mulher se torna mãe.
A Humanização é necessária e desejada nesta fase e consiste em realizar uma forma de assistência que englobe os desejos da mulher e sua família restituindo o protagonismo feminino, sempre associado a boa prática médica baseada em evidências cientificas. Desenvolver a medicina com empatia faz parte da humanização.
A assistência ao parto contemporânea somente existe focada na gestante como agente central de todo o processo.
-
O cuidado com a mãe e o bebê durante a gestação, parto e pós-parto é essencial. Um profissional capacitado é de extrema importância para auxiliar a gestante em todas as etapas da gestação. Acompanhar o desenvolvimento do feto com regularidade permite identificar anomalias de forma precoce, sendo possível prevenir patologias, sendo elas fetais ou maternas, e cuidar da saúde do bebê ainda na barriga.
Além de auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce de patologias que possam acometer a mãe e o bebê, o pré-natal regular também age como um trabalho de prevenção, que auxilia na diminuição das taxas de mortalidade infantil e materna.
Após o pré-natal o momento mais esperado pela futura mamãe é chegado. Informações precisas, com bases científicas, e a relação de confiança entre a gestante e o obstetra são fatores fundamentais para que o parto ocorra de maneira tranquila e segura. Priorizando sempre a segurança e saúde da mãe e do bebê, como ponto principal de um atendimento assertivo, humano e empático, em um dos momentos mais especiais da vida da mulher. -
A medicina fetal é uma subespecialidade da ginecologia e da obstetrícia que realiza o acompanhamento da gestação, com enfoque especial no feto.
Através de exames, a medicina fetal acompanha o crescimento do feto e a gravidez inteira, com finalidade de prevenir condições e doenças. Em alguns casos, procedimentos podem ser necessários com o feto ainda na barriga, como forma de auxiliar na saúde do bebê e da mãe. O principal exame da medicina fetal é a ultrassonografia, que quando realizado por especialistas são muito mais precisos e seguros, ainda mais diante de alguma condição de risco. O ultrassom morfológico de primeiro e segundo trimestre são utilizados para rastrear doenças genéticas e avaliar o desenvolvimento normal dos órgãos e aparelhos do feto. Em algumas situações, como diabetes e hipertensão gestacional, são indicados o ultrassom com Doppler e Perfil Biofísico Fetal, utilizados para avaliar a vitalidade do bebê e a perfusão placentária, ajudando os obstetras a tomarem as melhores decisões sobre o nascimento.